sábado, 19 de julho de 2008

Maio: mês das Mães, mês de Maria!
















O mês de Maio é o mês mais esperado na nossa escola. Além de ser o mês das mamães, que é celebrado pelos pequenos da Educação Infantil com lindas apresentações, também é o mês de Maria Auxiliadora, comemorado com a mais linda festa do ano no nosso colégio.
Conhecida como "Grande Festa", todo o Ensino Médio se mobiliza para participar e como não podíamos deixar de comentar, esta é a mais especial de todas para nós do terceiro ano, pois é o nosso ano...é quando temos participação especial, é a última festa.
Cenário de grande emoção, espetáculo de arrepiar, com efeitos especiais que fazem os espectadores se sentirem na presença do próprio Jesus Cristo.
Todo ano, a festa acontece no final da novena, que envolve desde os pequenos até os funcionários e ex-alunos da escola têm um dia para se reunir e orar.
É um mês bastante agitado, mas cheio de recompensas no final, pois o que vivemos ali será levado para o resto de nossas vidas.
Um beijo grande a todos. Natalya e Lívia


quinta-feira, 17 de julho de 2008

Xô mosquito! Dengue?! Tô fora!






Como todos os anos, a Escola Infantil entra na fase dos projetos.O que aconteceu de diferente este ano foi que geralmente cada turma escolhe o seu tema porém, como a epidemia de dengue no nosso país toda a Escola infantil fará sobre este tema.

O intuito é ensinar as crianças sobre os cuidados que devem ter para não proliferação do mosquito, como se contrai a doença, os tipos de dengue, os cuidados com a medicação etc.

Todos eles junto aos seus pais, fazem pesquisas sobre a dengue e levam para a sala de aula onde expõem para os amigos.

Agora em julho ocorrerá a culminância do projeto,com uma passeata dos pequenos que distribuirão panfletos informativos à população.Esperamos que todos aprendam e utilizem-se do que foi ensinado, para que num futuro bem próximo não haja mais esta doença que tanto mata no Brasil.

Um grande abraço. Natalya e Lívia

Páscoa


A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação.

O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã. O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data.A tradição de presentear com ovos - de verdade mesmo - é muito, muito antiga.


COELHINHO DA PÁSCOA


Tradicional e popularmente costuma-se dizer que é o coelhinho quem traz os ovos da Páscoa.Por isso, todos os anos, as crianças vão dormir na véspera do Domingo de Páscoa pensando nos lugares em que poderão procurar seus ovos.Coelho é um dos primeiros animais que saem das tocas ao chegar a primavera, após um longo inverno de recolhimento.Ora, no hemisfério norte, a Páscoa ocorre nos primeiros dias da primavera ( para nós que habitamos no hemisfério sul, a Páscoa é no outono ) e os coelhos logo se põem a correr pelos campos verdes, repletos de flores, dando, portanto, a idéia de renovação da vida, que parecia estar morta durante o inverno.O que mais interessa religiosamente, é que os coelhos são animais que reproduzem com extrema facilidade e em grande quantidade. Vem daí a identificação com uma vida abundante, um processo de restauração, um ciclo que se renova todos os anos.E é isto exatamente que se relembra na Páscoa: a Ressurreição de Jesus, que traz consigo um novo tempo de paz e de esperança a toda a humanidade.


Todo ano as crianças participam da celebração da Páscoa.Este ano eles se vestiram de coelhinhos e fizeram uma linda apresentação para os pais.


Beijos Lívia e Natalya

Volta às aulas





A volta às aulas é repleta de novidades, alegrias... É hora de rever os amigos, de conhecer a nova professora, saber das novidades.

Este ano eu, Lívia,tive o prazer de acompanhar a mesma turma do ano passado, e fiquei muito feliz em observar o crescimento deles durante as férias. A evolução do pré-maternal para o maternal é grande!Todas as crianças estão falando, estão mais independentes e muito carinhosos.

Para Natalya o início das aulas é um grande desafio a adaptação das crianças.
Estou começando na turma 32 da tia Vanessa e por sorte é a mesma turma do ano passado. A experiência de vê-los nessa nova fase foi indescritível. A mudança e o amadurecimento das crianças, acreditem, foi enorme.Com as regras que a tia Vanessa passava, dava para ver pouco a pouco a mudança de comportamento dos pequenos. Não posso esquecer de falar dos nossos novos amigos: Nina, Joyce, Tiago e Caio. E também lembrar do nosso amigo Gabriel que foi para outra escola. Sentiremos saudades!!!

Enfim o que temos a dizer é: Sejam todos bem vindos!


Aulas Práticas


Minha 1ª aula foi de Português na turma 203/9 sobre ordem alfabética. No início eu fiquei um pouco nervosa, mas depois me acalmei e a aula foi bem tranqüila. As crianças colaboraram muito comigo, me respeitaram e foram bastante compreensivos.
Já a minha 2ªaula foi de matemática, na turma 403 sobre retas paralelas,perpendiculares, ângulo de 90°graus e hora. Eu fiquei mais nervosa nessa aula do que na 1ª. Porém tudo ocorreu bem, as crianças foram muito participativas. No final da aula eu contrui um relógio com as crianças, num prato de papelão. O resultado foi muito bom, melhor do que o esperado.
E que venha a 3ªaula...
Com carinho, Natalya e Lívia (=

terça-feira, 8 de julho de 2008

Apresentação


Olá! Nós, Natalya e Lívia, somos alunas do Curso Normal Médio do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora - Campos dos Goytacazes e criamos este blog com o intuito de mostrar um pouco do trabalho que realizamos como estagiárias desta instituição.
Cursamos o 3º ano e estamos ansiosas para concluir o curso e por em prática tudo o que aprendemos ao longo de três anos.
Este ano tem sido bastante tumultuado, porém repleto de aprendizagens. Temos a oportunidade de atuar diretamente com alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental em aulas práticas de Português, Matemática e Ciências / História / Geografia (a escolher) .
Outra oportunidade é a realização de um Trabalho Científico no qual retrataremos os "Mitos e Verdades sobre a Inclusão". Neste trabalho estaremos analisando as dificuldades que as crianças Portadoras de Necessidades Especiais e suas famílias encontram na tentativa de serem inseridos nas escolas regulares. Este tema trata das diferenças entre Integração, que consiste na mudança do SUJEITO para ser aceito em determinada instituição. E Inclusão, que consiste na mudança do MEIO para melhor adaptação do indivíduo.
Estão todos convidados a participar deste blog e interagir conosco a fim trocar experiências.
"Se os teus projetos forem para um ano, semeia o grão. Se forem para dez anos, planta uma árvore. Se forem para cem anos, educa o povo". (provérbio chinês)
Com carinho, Natalya e Lívia (: