terça-feira, 23 de setembro de 2008

Motivação escolar


Os profissionais da educação, quando pensam numa sala de aula, buscam logo as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados.
Sabemos que existem as grades curriculares com conteúdos adequados a cada série, que acabam dificultando o fazer do professor quanto à elaboração de uma temática onde todos esses possam se encaixar. Isso realmente seria impossível, mas o professor deve planejá-los e organizá-los de acordo com o centro de interesse da turma, de forma interdisciplinar, buscando uma fusão desses conteúdos. Pode-se, por exemplo, numa aula de ciências, fazer experiências concretas, como uma receita de bolo, mostrando o processo de mistura, fermentação e após, solicitar que os alunos façam uma produção de texto do trabalho realizado, para avaliar os aspectos de linguagem escrita, gramática, vocabulário, criatividade e desenvoltura em português.

Os temas da atualidade se tornam mais interessantes para as séries do ensino fundamental, como aquecimento global, poluição, preservação do meio ambiente, biocombustível, dentre vários outros. Já os conteúdos antigos, como os de história, podem ser resgatados e comparados ao mundo moderno.
É importante que o professor promova espaços para pesquisas, discussões em grupo, montagem de painéis referente aos temas, maquetes, enfim, tudo aquilo que se tornar centro de interesse dos alunos, podendo aprofundar o estudo e o conhecimento a cada dia. E que esses materiais sejam acumulados podendo tornar-se ponto de culminância do estudo, em uma feira ou mostra científico-cultural.
Com certeza, com essa abertura, o sucesso acontecerá, pois um grupo ativo, motivado e envolvido produz muito mais do que os acostumados à passividade.


"Um conceito utilizado no estudo da motivação e, que também aparece no estudo da motivação para a aprendizagem escolar é o de motivação intrínseca e extrínseca. Um aluno extrinsecamente motivado é aquele que desempenha uma atividade ou tarefa interessado em recompensas externas ou sociais, um aluno com este tipo de motivação está mais interessado na opinião do outro, as tarefas são realizadas com o objetivo principal de agradar pais e/ou professores, para ter reconhecimento externo, receber elogios ou apenas para evitar uma punição."

7 comentários:

Rhayanne Rangel & Thamyris Francys disse...

Olá,meninas o blog está sendo desenvolvido muito bem,é importante essa questão da motivação hoje em dia,para assim o professor buscar dar uma aula de melhor qualidade para os alunos.
Beijos
Rhayanne & Thamyris

Didática e inclusão disse...

A motivação deve acontecer diariamente para um desenvolvimento melhor!
Parabéns a vocês pela tema escolhido e de grande valia para a educação!
beijos
Larissa Azevedo e Livia Andretti

pratica de ensino disse...

Realmente é necessário que o aluno seje motivado e não somente pelo professor mais também pela família.
Gostei da fundamentação e da escolha do tema.Continuem assim!;)

(Lyse Moraes)

Giulia e Romélia disse...

A motivação é o meio mais importante para incentivar a apredizagem dos alunos. Por isso, devemos motivar sempre nossos alunos para que eles aprendam com entusiasmo.
bjokas
By: Guilia e Romélia

Didática e a evolução disse...

Parabéns pela organização do texto, é importante ressaltar que a motivação deve ser feita em toda a fase do desenvolvimento da criança.

Bjs
Aline P, Jenifer e Inglidy

Rosa Carvalho disse...

Parabéns pelo Blog, é de grande valia para leigos e educadores. espero sempre poder entrar aqui para me atualizar sobre educação atual.Bjs Rosa

Fabulosa Fabuladora disse...

Parabéns pela postagem, muito interessante e profunda.

Gostaria só de sugerir a escolha de outra cor no texto, porque está muito luminosa e dificulta um pouco a leitura.