terça-feira, 23 de setembro de 2008

Avaliação


Antes a avaliação servia para classificar, castigar, definir o destino dos alunos de acordo com as normas escolares, tinha uma função seletiva e de exclusão.Isso contribuía muito para o fracasso escolar,pois a nota é determinante para o sucesso ou o insucesso.Porém a nota que o aluno recebe nem sempre representa aquilo que ele aprendeu,por isso ela não deve ser usada como um conceito.
A função da avaliação não é apenas observar criticamente uma situação passada, mas, sobretudo, ajudar a interferir em uma situação em curso ou que está sendo planejada.



Funções da avaliação




· Selecionar

Selecionar é uma forma de avaliar que valoriza as pessoas que melhor expressam ou se ajustam a certos critérios definidos como fundamentais para determinadas tarefas.
Precisamos ver aquilo que fazemos no dia-a-dia na perspectiva de uma avaliação seletiva porque, mesmo que a posição da seleção tenha mudado,ela continua fundamental na escola.
“ Por mais que se queira incluir,muitas vezes, mesmo sem ser esta a nossa vontade, praticamos a pior das exclusões que é excluir com aparência de inclusão”

· Diagnosticar

A lógica do diagnóstico é a da dependência entre uma causa e um efeito pretendido ou observado.Deve-se saber diagnosticar uma situação para melhor resolvê-la .

· Antecipar

A avaliação antecipatória possibilita orientar ou regular para uma certa direção ou meta buscada.

· Orientar

Tal função é valiosa, pois atribui ao professor um duplo papel mediador: aquele que promove a relação entre a criança e o conhecimento escolar e aquele que intervém , usando recursos e praticas escolar, promovendo o desenvolvimento e a aprendizagem da criança em uma certa direção.

· Certificar

A certificação é aquele momento tão esperado por todos nós em que o aluno recebe da escola , do professor, um certificado, um diploma, uma festa, algo que indica que ele completou minimamente certas exigências para uma formação.

· Regular

A avaliação como regulação ajuda a rever metas, verificando se foram muito pretensiosas. Ela dá esperança, porque permite intervir positivamente em favor daquilo que se deseja alcançar.

2 comentários:

Unknown disse...

O crescimento de vocês está excelente. Acreditamos que a capacidade transmitida é constante.
BzZôs
Lana e Rosane

Anônimo disse...

Tengo 15 años. Nací con el VIH, mi madre falleció debido a la infección del VIH. Y lamento que nunca haya conocido al Dr. Itua. Él pudo haber curado a mi madre porque yo, como madre soltera, fue muy difícil para mi madre. Me encontré con el Dr. Itua. en línea acerca de cómo curar diferentes enfermedades en diferentes razas, como VIH / SIDA Herpes, Parkison, Asma, Copd, Epilepsia, Herpes, Herpes, Infertilidad, Síndrome de Fatiga Crónica, Fibromialgia, Diabetes Hepatitis incluso Cáncer Estaba tan emocionado pero asustado al mismo tiempo tiempo porque no he encontrado tal artículo en línea, luego me puse en contacto con el Dr. Itua en el Correo drituaherbalcenter@gmail.com También converso con él sobre qué aplicación +2348149277967 me dice cómo funciona y luego le digo que quiero proceder. él, tan rápidamente en la oficina de correos de Colorado, recibí mi medicina herbal en 4 de 5 días hábiles, me dio las líneas del gremio para seguir y aquí estoy viviendo de manera saludable otra vez, puedo imaginar cómo Dios usa a los hombres para manifestar sus obras. Estoy escribiendo en todos los artículos en línea para difundir. el dios w orca del Dr. Itua Herbal Medicine, Él es un gran hombre.