terça-feira, 23 de setembro de 2008

Motivação escolar


Os profissionais da educação, quando pensam numa sala de aula, buscam logo as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados.
Sabemos que existem as grades curriculares com conteúdos adequados a cada série, que acabam dificultando o fazer do professor quanto à elaboração de uma temática onde todos esses possam se encaixar. Isso realmente seria impossível, mas o professor deve planejá-los e organizá-los de acordo com o centro de interesse da turma, de forma interdisciplinar, buscando uma fusão desses conteúdos. Pode-se, por exemplo, numa aula de ciências, fazer experiências concretas, como uma receita de bolo, mostrando o processo de mistura, fermentação e após, solicitar que os alunos façam uma produção de texto do trabalho realizado, para avaliar os aspectos de linguagem escrita, gramática, vocabulário, criatividade e desenvoltura em português.

Os temas da atualidade se tornam mais interessantes para as séries do ensino fundamental, como aquecimento global, poluição, preservação do meio ambiente, biocombustível, dentre vários outros. Já os conteúdos antigos, como os de história, podem ser resgatados e comparados ao mundo moderno.
É importante que o professor promova espaços para pesquisas, discussões em grupo, montagem de painéis referente aos temas, maquetes, enfim, tudo aquilo que se tornar centro de interesse dos alunos, podendo aprofundar o estudo e o conhecimento a cada dia. E que esses materiais sejam acumulados podendo tornar-se ponto de culminância do estudo, em uma feira ou mostra científico-cultural.
Com certeza, com essa abertura, o sucesso acontecerá, pois um grupo ativo, motivado e envolvido produz muito mais do que os acostumados à passividade.


"Um conceito utilizado no estudo da motivação e, que também aparece no estudo da motivação para a aprendizagem escolar é o de motivação intrínseca e extrínseca. Um aluno extrinsecamente motivado é aquele que desempenha uma atividade ou tarefa interessado em recompensas externas ou sociais, um aluno com este tipo de motivação está mais interessado na opinião do outro, as tarefas são realizadas com o objetivo principal de agradar pais e/ou professores, para ter reconhecimento externo, receber elogios ou apenas para evitar uma punição."
Avaliação


Antes a avaliação servia para classificar, castigar, definir o destino dos alunos de acordo com as normas escolares, tinha uma função seletiva e de exclusão.Isso contribuía muito para o fracasso escolar,pois a nota é determinante para o sucesso ou o insucesso.Porém a nota que o aluno recebe nem sempre representa aquilo que ele aprendeu,por isso ela não deve ser usada como um conceito.
A função da avaliação não é apenas observar criticamente uma situação passada, mas, sobretudo, ajudar a interferir em uma situação em curso ou que está sendo planejada.



Funções da avaliação




· Selecionar

Selecionar é uma forma de avaliar que valoriza as pessoas que melhor expressam ou se ajustam a certos critérios definidos como fundamentais para determinadas tarefas.
Precisamos ver aquilo que fazemos no dia-a-dia na perspectiva de uma avaliação seletiva porque, mesmo que a posição da seleção tenha mudado,ela continua fundamental na escola.
“ Por mais que se queira incluir,muitas vezes, mesmo sem ser esta a nossa vontade, praticamos a pior das exclusões que é excluir com aparência de inclusão”

· Diagnosticar

A lógica do diagnóstico é a da dependência entre uma causa e um efeito pretendido ou observado.Deve-se saber diagnosticar uma situação para melhor resolvê-la .

· Antecipar

A avaliação antecipatória possibilita orientar ou regular para uma certa direção ou meta buscada.

· Orientar

Tal função é valiosa, pois atribui ao professor um duplo papel mediador: aquele que promove a relação entre a criança e o conhecimento escolar e aquele que intervém , usando recursos e praticas escolar, promovendo o desenvolvimento e a aprendizagem da criança em uma certa direção.

· Certificar

A certificação é aquele momento tão esperado por todos nós em que o aluno recebe da escola , do professor, um certificado, um diploma, uma festa, algo que indica que ele completou minimamente certas exigências para uma formação.

· Regular

A avaliação como regulação ajuda a rever metas, verificando se foram muito pretensiosas. Ela dá esperança, porque permite intervir positivamente em favor daquilo que se deseja alcançar.